quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fogão a lenha !

O fogão a lenha é peça indispensável nas cozinhas dos sítios do interior de Minas Gerais e São Paulo, ele é construído em alvenaria e a lenha é colocada diretamente em um túnel sob os bocais do fogão. O ar quente resultante da queima da lenha circula por esse túnel, indo até a base da chaminé, onde normalmente é instalado um forno, feito em aço ou ferro fundido.
Após aquecer o forno, a fumaça sobe pela chaminé e é liberada à atmosfera.
Instalamos também serpentinas de canos de cobre na base desses fogões, o que permite a obtenção de água quente sempre que a lenha estiver queimando.
Além de tornar o ambiente aconchegante, completando o ambiente com  panelas de ferro ainda temos o estalar pitoresco da lenha queimando e o charme de ver a chaminé exalando sua fumaça, detalhes que completam o viver no campo e a nossa Qualidade de Vida.




7 comentários:

  1. gostei do projeto do fogão!!
    quem sabe faço aqui no Sul.

    ResponderExcluir
  2. Fogão a lenha tudo de lindo..Minha infância e adolescência toda na beira de um velho fogão a lenha ...Quantas boas lembranças!
    Vi o link no face de minha prima Zenóbia..

    Parabéns pelo blogue..seguindo-te!

    ResponderExcluir
  3. SO NÃO COMBINA COM A PRESSA DA CIDADE,QUEM TEM
    CURTE A VIDA MAIS DEVAGAR,COMO SABOREANDO UMA SOBREMESA.EU GOSTO MUITO E O FOGÃO A LENHA ME ACOMPANHA A VIDA TODA,É TUDO DE BOM.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de fogão a lenha, em breve teremos um em Campos, e pretendo convidar os amigos para mostrarem suas habilidades na gastronomia, vai ser um Espaco bem aconchegante e democrático .
    Tania, Sao Paulo,SP

    ResponderExcluir
  5. Oi. ótimo projeto, você foi bem detalhista ao projetar pois estou pesquisando modelos de serpentina para o meu fogão e achei de tamanhos diferentes mas o seu modelo foi o melhor aproveitou o espaço. bom a minha pergunta se quando usado qual temperatura máxima de saída da água e quantos metros foi gasto para a fabricação do seu fogão de lenha. Desde já muito obrigado pela a publicação desse material está de parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu fogão. Mas oq chamou mesmo atenção foi seu projeto de serpentina. Estou montando um fogão aqui em casa mas todas as serpentinas que me oferencem ou pre-fabricadas tem entrada e saída de água no mesmo nível, o que é um problema pra mim. Pelo que vi do seu projeto a sua água fria deve entrar em um nível abaixo da saída quente. Onde foi feito o projeto dessa serpentina? Tem contato do forncedor? O desenho do projeto? Grato!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gostei muito do fogão! Estamos para fazer um por aqui e estou com dificuldade de achar uma serpentina como esta. POderia me passar o contato do seu fornecedor?

    ResponderExcluir