Dicas Verdes

Como conservar bananas por mais tempo

Uma ótima dica para evitar aqueles mosquitos e conservar por mais tempos as bananas em nossa casa, principalmente para nós que vivemos em um país tropical e nessa época nossas frutas amadurecem mais rapidamente. 


Vamos lá então ... ao comprar bananas corte todas da penca com uma tesoura deixando apenas uma ponta.


Assim você conservará a banana por muito mais tempo bem preservada e  apenas com a ponta seca. 



******

 Sexo Ecológico



Você sabia que podemos ser ecologicamente corretos até na hora do sexo .... que maravilha não é ? se sabia ótimo, caso contrário aprenda e aproveite mais esse momento para ajudar na preservação do nosso planeta

Veja mais algumas dicas que encontramos ....
Em São Paulo já temos um motel para momentos de prazer ecológico, proporcionando aos seus clientes momentos de relaxamento sem culpa.
A água da piscina é aquecida com energia solar, os móveis e o piso são de madeiras certificadas, a iluminação é com lâmpadas Leds que possuem baixo consumo e a água da chuva é aproveita na limpeza das garagens e na rega dos jardins e todos os funcionários moram perto do empreendimento que é uma forma de economizar combustível, muito legal não é ? vamos esperar que várias iniciativas como essa aconteça em mais lugares.


À LUZ DE LED

Procure um motel que utilize luzes de LEDs, elas gastam pouca energia e iluminam muito bem. Se quiser fazer sexo às claras, pode deixar a luz acesa sem culpa ou se quiser ser mais romântico faça amor no escurinho ou crie um ambiente a luz de velas.

 



MOITA SAUDÁVEL

 

Vai rolar no jardim à luz de estrelas? Melhor abolir os pesticidas antes. Senão, além de danificar o meio ambiente, você pode sair com uma coceira daquelas !




DESCARGA INTELIGENTE

Nos motéis amigos do meio ambiente, a descarga do vaso tem dois botões, que liberam volumes de água diferentes. Um fraco, para líquido, e um mais forte, para sólidos, e enquanto não inventam uma camisinha reciclável, o ideal é jogá-la no lixo, e não no vaso

CALIENTE

Da piscina ao chuveiro e até na hidromassagem, o ideal é esquentar a água com a energia do Sol, dispensando o uso de energia elétrica ou a queima de gás.

E tome banho junto! Você economiza água, se diverte e consegue lavar aquela parte inalcançável das costas


APAGUE A LUZ

Alguns motéis utilizam o cartão magnético, que serve como chave, para ativar o circuito elétrico do quarto. Ao retirar o cartão para sair, todo o sistema é desligado, evitando o desperdício de energia



MADEIRA DA BOA

Nos motéis ecológicos, todas as madeiras são de origem certificada. Isso significa que nenhuma floresta foi destruída para você se divertir.
Lençóis feitos de fibras de bambu são lisos como seda e provêm de cultivo sustentável




ÓLEO DE ÁGUA


Prefira sempre lubrificantes à base de água. Além de ser mais confortável, o produto não contém derivados de petróleo na fórmula. Ou seja, o óleo é biodegradável, não agride a natureza.



PREFIRA O ORGÂNICO

Quer frutinha na boca? Então escolha aquelas que não sejam transgênicas! Nenhum estudo comprovou a segurança de alimentos geneticamente modificados. Então para que se arriscar, consuma alimentos orgânicos. 


RESPEITE A OSTRA


Pode até ser afrodisíaco, mas destruir a fauna dos oceanos para esquentar os lençóis é total irresponsabilidade. Vá de guaraná e caju, que têm efeito energizante e cultivo sustentável



 PRAZER ECOLÓGICO

Brinquedinhos sexuais são frequentemente feitos com PVC ou vinil. Dispense. A produção dos dois libera gases tóxicos! Existem por aí várias alternativas e algumas feitas de material reciclado



*******

Leve sua própria sacola ao fazer compras

Se puder, leve sua própria sacola ao fazer as compras. Assim você deixará de usar (e, posteriormente, descartar) vários sacos plásticos. Se não for possível, procure encher bem os saquinhos para reduzir a quantidade deles que você leva para casa e que irão parar no lixo.
Este tipo de saco, que, em São Paulo, por exemplo, corresponde a 40% das embalagens jogadas no lixo, demora 450 anos para se decompor e ocupa de 15% a 20% do volume de um lixão, embora corresponda a apenas de 4% a 7% de sua massa. Portanto, seu uso deve ser evitado.

 

Evite o desperdício de alimentos

  

 

Não jogue no lixo o que você pode doar

Em vez de jogar roupas, livros, móveis, brinquedos e outras coisas fora, doe estes itens para entidades beneficentes, para lojas de usados como brechós e sebos ou para alguém que você conheça que poderia usá-las.

 

Economize papel

Procure usar os dois lados do papel, produto que exige grande quantidade de água e de energia para ser produzido. Antes de imprimir um documento, revise-o com cuidado, para não gastar papel à toa. Reutilize envelopes, mas dê preferência ao e-mail

 

Separe corretamente o lixo para reciclagem

A reciclagem é um processo que começa em casa, mas continua fora dela e depende de muitos agentes. O consumidor só participa do primeiro passo da reciclagem, que é a separação do lixo, mas se ele não der esse passo, dificultará todo o resto da tarefa. A forma mais simples de fazer essa separação é isolar o lixo seco do molhado.
O lixo seco consiste sobretudo em embalagens, papéis, revistas e jornais. O lixo úmido ou orgânico é basicamente composto pelos restos de alimentos e folhas.

Um detalhe muito importante é a contaminação dos materiais envolvidos. Um material reciclável (uma embalagem de plástico, por exemplo), em contato com contaminantes (óleos, graxas, colantes, solventes etc.) deixa de ser reciclável (não vale a pena pela dificuldade de remoção dos contaminantes). Portanto a correta separação dos materiais é vital para que a cadeia de reciclagem seja bem sucedida.

Exerça sua cidadania e cobre providências dos governantes

Procure saber como as autoridades de sua cidade tratam o problema do lixo. Cobre delas atitudes firmes no sentido de dar um tratamento adequado aos resíduos, como, por exemplo, implementar e ampliar a coleta seletiva. Apóie políticos que apresentam propostas viáveis para solucionar o problema.
Colabore para não sujar sua cidade: não jogue lixo nas ruas e recuse qualquer tipo de folhetos de propaganda.

 

Compre somente o necessário

O primeiro passo para combater o excesso de lixo é combater o excesso de luxo. Evite fazer compras por impulso e não consuma além de suas possibilidades, para não desperdiçar (e não se endividar). Planeje bem antes de ir ao mercado e evite comprar grandes volumes para estoque. Quanto menos você comprar, menos vai jogar fora.

 

Compre produtos ambientalmente corretos

Dê preferência a produtos concebidos nas bases do eco-design, que considera os impactos ambientais em todos os estágios do desenvolvimento do produto, como planejamento, produção, embalagem, distribuição, descarte etc.
Evite comprar produtos de materiais descartáveis, que, embora práticos, geram lixo desnecessário. Prefira produtos duráveis e resistentes ou que permitam o aumento da vida útil por meio de recargas e refis, como, por exemplo, cartuchos de impressão, pilhas e baterias recarregáveis. Reutilizar é muito importante.
Prestigie também os produtos feitos com material reciclado. Apoiar empresas que investem em reciclagem é uma atitude de consumo consciente.


Evite mercadorias com muitas embalagens

Evite comprar produtos “superembalados” e, sempre que possível, prefira os bens não-embalados (como, por exemplo, alimentos frescos). Embalagens do tipo “caixinha-dentro-de-um-saquinho-dentro-da-sacola-dentro-do-sacolão” geram uma quantidade enorme de lixo.
Procure comprar produtos em embalagens que tragam quantidades adequadas para sua família. Por exemplo: se a sua família é grande, compre as bebidas nas embalagens maiores; se for pequena, evite as embalagens grandes e, conseqüentemente, o desperdício.
Não compre embalagens descartáveis de refrigerantes ou bebidas quando houver a possibilidade de comprá-las em embalagens retornáveis.

 

Não se preocupe com a aparência dos alimentos

Nas compras a granel (alimentos não embalados), não leve em conta a “limpeza” de legumes, especialmente as batatas. A limpeza dos alimentos reduz seu tempo de vida e pode contaminá-los com produtos tóxicos. Qualquer legume ou batata com um pouco de terra dura mais e pode ser facilmente lavado em casa.

 

Faça o cardápio da semana

O maior desperdício doméstico verifica-se em frutas, legumes e verduras, ou seja, nos produtos típicos das compras semanais. Pensar no cardápio da semana antes de ir ao supermercado, definindo como serão as refeições diárias, permite comprar apenas o necessário e suficiente para aquelas refeições, evitando o desperdício.


Cuidado ao manipular os alimentos
Na hora de comprar frutas, verduras e legumes, escolha com os olhos. Tocar os alimentos reduz a sua vida útil. Pegue o alimento somente depois de decidir o que vai levar. Assim, o produto será preservado por mais tempo.

 

Não jogue fora as sobras

Aprenda a reciclar as sobras de alimentos: do feijão, faça sopa. Com arroz, cenouras cozidas, carne assada ou o que restou da bacalhoada prepare deliciosos bolinhos. Frutas azedas ou maduras demais viram compotas, geléias e recheios para bolo.


 

Produtos regionais são muito gostosos

Dê preferência às comidas típicas e aos ingredientes de sua região, pois estará ajudando a reduzir os custos de transporte para que um produto de outra região chegue até você e evitar as perdas causadas pela manipulação dos alimentos.


Prefira produtos da estação.

Consuma verduras, legumes e frutas da estação, que além de mais saborosos têm preços mais baixos. Em geral, esses produtos vêm de mais perto, não exigindo grande transporte, reduzindo assim as perdas pela manipulação, os gastos com combustível e a emissão de poluição.


Aproveite as partes boas de verduras e legumes

Se depois de alguns dias notar que abobrinha, chuchu, mandioquinha e outros legumes apresentam partes estragadas, corte-os, lave bem o que pode ser aproveitado e faça uma seleta de legumes para acompanhar assados em geral.


Faça o alimento durar mais

Verduras e legumes podem ser congelados pelo processo de branqueamento: mergulhe os vegetais em água fervente, espere que a água volte a ferver, retire do fogo e mergulhe imediatamente esses vegetais em uma vasilha de água gelada. Não confunda o branqueamento com preparação definitiva. O vegetal branqueado não está pronto, mas apenas protegido para ser guardado por mais tempo.



********************



1. Banhos que duram quinze minutos são ecologicamente incorretos: gastam em média 243 litros de água. A ONU diz que cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene.

2. Economize papel. Estima-se que para cada 100 quilos de papel reciclado são poupadas sessenta árvores.


3. Não escove os dentes com a torneira aberta. Gastam-se até 12 litros de água cada vez que se faz a higiene bucal sem fechar a torneira.Na cozinha, ensaboe a louça toda antes de abrir a torneira para o enxágüe.

4. Prefira detergentes biodegradáveis e produtos de limpeza que não agridam o meio ambiente. O cloro da água sanitária gera poluentes que prejudicam a flora e a fauna. Evite aerossóis com CFC, gás responsável pelo buraco na camada de ozônio.

5. Leve sua própria sacola de compras ao supermercado. Isso diminui o consumo de sacos plásticos, reduzindo também o volume de lixo produzido.

 

*******



Dez atitudes para ensinar as crianças a cuidar do planeta.

Nunca é cedo demais para ensinar as nossas crianças e aos nossos jovens a cuidar do planeta.

Aprenda dez atitude simples e divertidas que vão te auxiliar nesta tarefa.



1. Fique atenta ao tempo do banho
Desde pequena, quando a criança começa a tomar banho com os pais, ensine-a a não desperdiçar água. Estipule, por exemplo, um tempo, que pode ser a duração de uma música, para ele se lavar. Esse bem precioso está se esgotando. Segundo dados da organização não governamental Greenpeace, falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. E o Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. A ONG chama a atenção para as pequenas coisas do dia a dia: o uso doméstico consome cerca de 10% do total e economizar água em casa faz muita diferença. Só para ter uma ideia, uma pessoa chega a usar mais de 300 litros ao dia na realização das atividades cotidianas.





2. Separe o lixo
O Greenpeace alerta que o Brasil produz 230 mil toneladas de lixo diariamente. Como conscientizar o pequeno? Comece ensinando-o a separar os resíduos limpos. Lixeiras coloridas para os diferentes materiais (plástico, papel, vidro) são uma boa opção para despertar o interesse do pequeno. "No carro, leve uma pequena sacola para papeizinhos e embalagens de guloseimas e chocolates", sugere Ricardo Levy, da ONG Jaguatibaia. Explique para a criança que jogar essas coisas na rua entope os bueiros, o que pode ocasionar inundações.










3. Conserte ou doe os brinquedos
Quando um carrinho ou uma boneca quebrar, conserte, em vez de descartá-lo. Além disso, você pode, juntamente com seu filho, inventar brinquedos com materiais recicláveis, como garrafas PET. "E, quando ele não quiser mais, doe para uma ONG ou para outras pessoas que possam utilizá-lo", completa Ricardo Levy, da ONG Jaguatibaia.






4. Procure objetos usados para comprar
Em algumas capitais, já é possível encontrar brechós de roupas infantis. O lugar é uma ótima opção tanto para comprar peças a preços camaradas como para colocar à venda acessórios que seu filho não usa mais. Isso porque muitas delas aceitam calças, sapatos e vestidos em consignação. Na sua cidade, não tem esse tipo de comércio? Então, outra boa ideia é organizar bazares entre as amigas para trocar as roupinhas. O que faz desses encontros um sucesso é reunir o maior número de amigas possíveis com filhos em diferentes idades. Assim todas aproveitam. Detalhe: nessas reuniões, leve as crianças. Faça desse momento uma pequena festa para as crianças brincarem e, de quebra, aprenderem o bom exemplo das mães e uma lição para a vida toda.


                                                         
5. Utilize integralmente os alimentos
Mostre para o seu filho a variedade de opções que temos na cozinha. Por exemplo, invente sucos com as frutas que estão prestes a vencer. Pegue os restos de pão e reinvente o famoso pudim de pão - uma receita tradicional entre as avós. A cenoura, artigo único na geladeira, pode se transformar num gostoso bolo. Enfim, invente, invente, invente!





6. Use a sacola de tecido
Aproveite a onda das sacolas ecológicas, ou ecobags, para incutir no seu pequeno o quão bacana é levar as compras ali. No supermercado, diga não à versão de plástico. Com o passar do tempo, essa atitude, com certeza, será absolutamente normal para ele. Estranho mesmo serão as sacolinhas de plástico, que demoram anos e anos para se decompor.






7. Leve-o à feira
Leve seu bebê à feira desde pequeno. Ele vai criando intimidade com produtos frescos e orgânicos. Quando chegar aos 6 meses, incentive o consumo de frutas e legumes - essa atitude requer alimentos fresquinhos, comprados semanalmente.


                                                          
8. Faça uma horta
Em casa ou na varanda do apartamento, cultive temperos em vasinhos. Isso mostra a importância de plantar, cuidar e se alimentar com o que vem da terra




9. Apague as luzes sempre
Oriente seu filho a não deixar luzes acesas sem necessidade. E ainda a desligar todo e qualquer aparelho eletrônico. Qualquer que seja a fonte, a produção de eletricidade sempre causa alguma agressão ao meio ambiente. "Hidrelétricas inundam grandes áreas, alterando e destruindo ecossistemas. Termoelétricas emitem gases que contribuem para o efeito estufa. Usinas nucleares representam um risco permanente de acidentes, além de gerar lixo atômico, o que é extremamente perigoso", exemplifica a ONG Greenpeace. Economizar energia é uma maneira de diminuir a demanda por novas usinas e linhas de transmissão e distribuição e, consequentemente, os riscos de impactos ambientais e de apagões.


                                                                                 


10. Ande mais a pé Sempre que possível, deixe o carro em casa, principalmente quando o objetivo é fazer algo no próprio bairro. Vá de bicicleta ou caminhe de mãos dadas com o seu pequeno. Pode acreditar: ele vai adorar caminhar pela cidade e descobrir uma nova pracinha, uma árvore recheada de flores ou o latido dos cães. Vale o passeio!


Fonte:http://planetasustentavel.abril.com.br/








CONSUMA PRODUTOS ORGÂNICOS





Todo alimento orgânico é cultivado sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes ou pesticidas, são cultivados através de técnicas naturais com produtos que não poluem ou degradam o solo, pelo contrário, através da compostagem e adubação verde o solo é enriquecido com os nutrientes naturais e necessários para o crescimento dos alimentos de forma natural e saudável.
Hoje temos grande variedade de produtos que seguem essa linha e para uma melhor qualidade de vida devemos sempre que possível consumir esses produtos para que possamos baixar o preço que hoje devido a pouca demanda ainda é mais elevado do que o convencional.
Lembre-se sempre de verificar se os alimentos possuem o selo da certificadora, segue abaixo alguns desses selos.
ACS Amazonia - ABIO - ANC - IBD - BCS - CMO - CHAO VIVO - ECOCERT - FVO
<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
<>
<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>




Ao preparar a comida, evite desperdício: talos, folhas, sementes e cascas têm grande valor nutritivo e possibilitam variações no cardápio. Experimente receitas que aproveitem os alimentos ao máximo.

Além de formar lixo, desperdiçar comida significa também desperdiçar água (cerca de 70% da água disponível é usada na irrigação da lavoura) e poluir a atmosfera (cientistas estão ligando a atividade agrícola ao aquecimento global).

Se for jogar comida fora, pelo menos separe os alimentos em secos e molhados, para facilitar e incentivar a reciclagem.

Para conservar os alimentos, evite usar papel alumínio ou filme plástico. Prefira produtos duráveis, como potes de plástico com vedação, tipo “Tupperware”.

Compacte o lixo, antes de jogá-lo fora

Amasse latinhas de alumínio, garrafas plásticas (não se esqueça de tirar as tampas) e outros tipos de lixo, para que eles ocupem menos espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário