terça-feira, 9 de novembro de 2010

Qualidade de Vida não combina com estresse - Mude e viva mais e melhor !


Quando falamos de Qualidade de Vida, devemos sempre lembrar que é um conjunto de ações e mudanças nas nossas vidas que nos levam a alcançar a tão sonhada qualidade, vivemos em um mundo conturbado, principalmente para quem vive nas grandes metropóles, trânsito congestionado a qualquer hora do dia, pessoas estressadas, poluição, insegurança, violência, enfim, uma série de fatores que nos levam a cada dia ficar mais cansados, mas hoje vivemos uma época de mudanças, diversas pessoas se unem para que o mundo melhore, para que o estresse diário diminua e para que o mundo seja daqui para frente cada vez melhor para todos não somente para uma minoria.
E pensando nisso postamos alguma dicas para uma vida com mais qualidade, pois somente assim com pessoas mais felizes, saudáveis e preocupadas com nossa natureza conseguiremos melhorar a vida no nosso planeta.


O estresse é uma reação normal, só passando a ser prejudicial quando se mantém de forma inadequada e por período prolongado.

Aqui você vai verificar que pensamentos frente aos acontecimentos do dia-a-dia, características pessoais, ansiedade e reações à vida são fontes de estresse.

E que as pessoas motivadas conseguem dosar muito bem tudo isso, administrando a vida de
forma a não sobrar e nem faltar motivos para sucumbir a este inimigo.




MUDE SEU ESTILO DE VIDA:


- Alimente-se de maneira saudável e regular.

- Reavalie suas atividades e seu modo de pensar.

- Não faça uso de tranqüilizantes.

- Evite o fumo, café e bebidas alcoólicas.

- Mantenha pelo menos uma atividade física periódica.

- Administre seu tempo.

- Programe e tire férias anuais.

- Crie e mantenha atividades de lazer.

- Durma pelo menos 8 horas diariamente.

- Resolva os problemas de formas racional,
encarando-os positivamente.

- Delegue atividades e aprenda a trabalhar em grupo.

- Seja mais compreensivo
e menos exigente.

- Mantenha a mente alerta e o corpo relaxado.

- Desenvolva um bom relacionamento interpessoal.

- Procure conhecer seu organismo e respeite-o.

- Melhore a qualidade de sua vida.


Fases de evolução

Fase de alerta:
ocorre quando existe reação a uma ação externa. Nesta fase podem surgir reações fisiológicas, como taquicardia (batimento mais forte e rápido do coração), respiração acelerada e suor frio.

Fase de resistência: é a luta do organismo contra a fase de alerta. O indivíduo pode controlar-se (neste caso o estresse passa despercebido) ou continuar estressado. Normalmente nesta fase o corpo começa a responder com mudanças de comportamento, insônia e descontentamento.

Fase de exaustão: persistindo a situação de estresse, é possível surgir uma série de doenças crônicas. Neste último estágio podem aparecer problemas emocionais, hipertensão, úlceras, gastrites, fadiga crônica, diabetes e alterações no sono, dentre outras manifestações.

PrevençãoÉ importante tentar evitar o estresse. Se isso não for possível, é necessário interromper sua freqüência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário