terça-feira, 22 de março de 2011

22 de março - Dia Mundial da água


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992,  destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

A  ONU se preocupou com a água porque sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido e a razão é que pouca quantidade, cerca de  0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
E nossa colaboração será de algumas dicas para economizar e evitar o desperdício, se todos fizerem sua parte, com certeza não irá faltar.


  • Feche a torneira enquanto escova os dentes ou passa o creme de barbear.
  • Não tome banhos demorados.
  • Não acione a descarga desnecessariamente.  



  • Não use a mangueira para limpar as folhas da  calçada e sim vassoura.
  • Não lave o carro com mangueira, use balde e um pano


  • Antes de lavar pratos e panelas limpe bem os restos de comida e jogue no lixo.
  • Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. 
  • Para lavar a louça coloque água até a metade da pia com detergente e deixe de molho.Ensaboe.Depois, coloque água na pia de novo e enxágue.
  • Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver cheia.   


  • Na lavanderia deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez.
  • Feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.
  • Só ligue a máquina de lavar roupa quando estiver cheia.  
  • Torneira pingando desperdiça muita água, sempre que necessário troque o courinho.
  • Verifique o vaso sanitário jogando cinzas no fundo da privada.Se houver movimentação, é porque há vazamento.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Árvores da Serra da Mantiqueira

A região da Serra da Mantiqueira é o pulmão verde da região sudeste, dominada por uma rica vegetaçãosua flora é parte do ecossistema da Mata Atlântica e suas matas estão repletas de diversas espécies de árvores, como Quaresmeira, o Ipê, o Pinho Bravo e bosques de Araucária, dentre outras.


ARAUCÁRIA 



A Araucária é uma árvore alta, elegante com copa em formato de cálice, conhecida como, o pinheiro do Paraná.

No passado antes que as lavouras tomassem conta dos campos do sul do Brasil, a presença da Araucária era tão comum que os índios chamavam de “Curitiba” (que quer dizer “imensidão de pinheiros”) toda a extensa região, onde estas árvores predominavam. Agora dá para entender o nome da capital do Paraná não é mesmo?

A Araucária está presente no planeta desde a última glaciação, que começou há mais de um milhão e quinhentos mil anos. Esta planta já ocupou uma vasta área equivalente a duzentos mil quilômetros quadrados predominando no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e com manchas no sul de Minas gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Campos do Jordão é um município do estado de São Paulo, localizado na Serra da Mantiqueira, a uma altitude de 1 628 m, sendo o mais alto município brasileiro (altitude da sede, onde está localizada a prefeitura).

Essa cidade, é o último local, onde as Araucárias aparecem de forma natural, na Latitude de 22° 44’ 22” S.

A Araucária é uma espécie resistente, pertence à família da Araucariáceas e originária do Sul do Brasil. Só pode existir junto às terras altas dos planaltos e das serras em climas com temperaturas moderadas durante o ano. Suas características são: um tronco longo, podendo atingir mais de 50 metros de altura e seu fruto, a pinha, contém de 10 a 150 sementes, os famosos pinhões, que são muito nutritivos, servindo de alimento a aves, animais e ao homem.
O esquilo se alimenta dos pinhões e carrega a semente, plantando-a com a intenção de ter uma reserva de alimento e sem querer acaba ajudando na reprodução da árvore.

O homem com sua exploração indiscriminada da Araucária colocou-a na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçada de extinção. Dos 20 milhões de hectares originalmente cobertos pela floresta de Araucária, restam atualmente, cerca de 2% dessa área.
A polpa do pinhão é formada basicamente de 57% de amido, sendo muito rica em vitaminas do complexo B, Cálcio, Fósforo e proteínas





QUARESMEIRA 





A Quaresmeira também é conhecida manacá-da-serra.
É uma espécie pioneira, característica da encosta úmida da Serra do Mar que ocorre do Rio de Janeiro até Santa Catarina. É encontrada quase exclusivamente na mata secundária, chegando, por vezes, a dominar a paisagem e podendo viver de 60 a 70 anos. 
Além da importância ecológica, a quaresmeira é muito utilizada na arborização urbana, com fins paisagísticos, devido à beleza de suas flores e por não apresentar raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isoladas em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos. Seu crescimento é rápido.

Elas têm esse nome porque parte da floração mais intensa é próxima ao período religioso da Quaresma, que vai da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa, período de reflexão que antecede a Páscoa para os católicos. Outra coincidência: a cor símbolo da Páscoa é o roxo, mesma tonalidade de cor das flores da quaresmeira.

As flores são solitárias, grandes, vistosas e duráveis. Desabrocham com a cor branca e gradativamente vão se tornando violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores.

Sua madeira apesar de ser de qualidade inferior é indicada para a construção de vigas, caibros, obra internas, postes, esteios e moirões para lugares secos.

Estresse faz as quaresmeiras florirem

Na mata original, a quaresmeira pode viver de 60 a 70 anos. Com o estresse da cidade, elas vivem menos de 50 anos e podem florescer três vezes por ano. As maiores vítimas do estresse são as quaresmeiras que se encontram isoladas nas ruas. Os vilões são o monóxido de carbono, produzido pela queima de combustível dos veículos, e o ozônio. A falta de adubação, o pequeno espaço para crescer e expandir suas raízes e as podas drásticas também apressam a morte das quaresmeiras.

IPÊ AMARELO

O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo, da espécieTabebuia vellosoi, a Flor Nacional. 
Desde então o ipê-amarelo é a flor símbolo de nosso país.


Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás. No Norte, Leste e Nordeste do Brasil, são mais conhecidos como pau d’arco (os indígenas utilizavam a madeira para fazer arco e flecha); no Pantanal, como peúva (do tupi, árvore da casca); e, em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás, como ipeúna (do tupi, una = preto). Na Argentina e Paraguai ele é conhecido como lapacho.

De forma geral os ipês ocorrem principalmente em florestas tropicais, mas também podem aparecem de forma exuberante no Cerrado e na Caatinga. A Tabebuia chrysotricha é uma das espécies nativas de ipê-amarelo que ocorre na Mata Atlântica, desde o Espírito Santo até Santa Catarina. Este nome científico (chrysotricha) é devido à presença de densos pêlos cor de ouro nos ramos novos. Tem como sinonímias Botânicas: Tecoma chrysotricha e Handroantus chrysotrichus.

Conhecidos por sua beleza e pela resistência e durabilidade de sua madeira, os ipês foram muito usados na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII. Se não fosse pelos ipês, muitas dessas construções teriam se perdido com o tempo. Até hoje a madeira do ipê é muito valorizada, sendo bastante utilizada na construção civil e naval.

Hoje é muito difícil encontrar uma árvore de ipê-amarelo em meio à mata nativa, quando isso acontece, o espetáculo é grandioso e merece ser apreciado com calma e reverência. Podendo atingir até 30 metros de altura, o ipê em flor no meio da mata, contrasta com o verde das outras árvores.

As variedades de pequeno e médio porte (8 a 10 metros) são ideais para o paisagismo e a arborização urbana. A coloração das flores produz um belíssimo efeito tanto na copa da árvore como no chão das ruas, formando um tapete de flores contrastantes com o cinza das cidades. 
Sendo uma espécie caducifólia, o período da queda das folhas coincide com a floração que se inicia no final do inverno. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê amarelo. As flores desta espécie atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores que são importantes agentes polinizadores. 

PINHO BRAVO

O Pinheiro-bravo ou Pinho-bravo, como também é conhecido, é uma árvore encontrada na Floresta com Araucárias sendo, portanto, mais restrita ao sul do país. Contudo, ainda podem ser encontradas em pequenos fragmentos nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Esta árvore geralmente ocorre em ambientes de clima mais frio, podendo ser encontrada em solos de baixa fertilidade. Ainda pode ser evidenciada nas Matas de Galerias, ao longo dos cursos de rios, em campos rupestres, em encostas e topos de montanhas. Ocorre em lugares onde há uma grande incidência luminosa, uma vez que necessitam de muita luz para se desenvolverem.

Podendo atingir até 14 metros de altura, com um tronco de coloração parda e acinzentada. Do mesmo, a exploração de sua madeira permite a confecção de inúmeros materiais, de celulose e papel. Sua lenha pode ser utilizada para a queima. No entanto, certamente esta árvore contribui muito mais quando está viva.

Suas sementes podem ser utilizadas como fonte de alimento tanto para animais quanto para os homens. Elas são recobertas por uma película adocicada, diferente das camadas encontradas nos frutos verdadeiros. Sendo assim, muitas aves procuram as sementes destas árvores para se alimentarem. Devido a sua forma majestosa, são utilizadas no paisagismo de praças, parques e outras áreas urbanas, bem como na recuperação de áreas degradadas.

Pelo fato de estar associada principalmente com as Florestas de Araucárias, o Pinheiro-bravo encontra-se ameaçado devido à elevada exploração desses ambientes. Nas últimas décadas, o Paraná tem observado uma drástica redução na cobertura deste tipo florestal, restando menos de 1% destes ambientes. Seja pela conversão de sua paisagem em campos agricultáveis, pastos ou simplesmente pela derrubada da vegetação, as espécies que ocorrem nesse bioma padecem com a fragmentação, tendo suas populações drasticamente reduzidas.



Serra da Mantiqueira


Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que se estende por três estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A serra tem uma formação geológica datada da era arqueana,que compreende um maciço rochoso que possui grande área de terras altas, entre mil e quase três mil metros de altitude, ao longo das divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
 Na Serra da Mantiqueira existem diversas áreas de proteção ambiental  dividida entre os três estados, o Parque Nacional do Itatiaia, dividido entre Minas e Rio, e os Parques Estaduais Serra do Brigadeiro e Serra do Papagaio (Minas) e Campos do Jordão (São Paulo).
Dez por cento da serra é circunscrita em terras fluminenses. Trinta por cento da serra está localizada no estado de São Paulo, e os demais 60% estão localizados no estado de Minas Gerais, que possui a sua maior porção (provém da região onde está o município de Barbacena e de lá inclina-se para o sudoeste até se encontrar com as fronteiras com o Rio de Janeiro e logo após, com São Paulo, onde torna-se uma fronteira natural com o estado de Minas Gerais até as mediações finais de Joanópolis (São Paulo) e Extrema (Minas Gerais) e, por fim, esta termina na cidade de Bragança Paulista.
A capital mais próxima da Serra da Mantiqueira é São Paulo, justamente por estar a 90 quilômetros da primeira cidade situada na Serra da Mantiqueira, Bragança Paulista, a segunda é Belo Horizonte que está situada a 170 quilômetros da primeira cidade onde a Serra da Mantiqueira está situada: Barbacena e a terceira é o Rio de Janeiro que se localiza a 198 quilômetros do mais próximo povoado na Serra da Mantiqueira Visconde de Mauá, distrito do Município de Resende.
A região da serra da Mantiqueira tem altitudes média de 1200 a 2800 metros. 
Devido à altitude, o inverno na Serra da Mantiqueira tem temperaturas baixas, com a ocorrência da névoa no começo da manhã e geada frequentes, dando à paisagem a aparência das regiões de clima frio. É comum os termômetro registrarem temperaturas chegando perto de 0°C ou menos, sendo que a menor temperatura registrada numa cidade da serra foi de -7,3°C em Campos do Jordão - SP , em 1º de junho de 1979. Ocorrem geadas nas cidades da região.
Nos picos mais elevados da serra, o frio pode ser mais intenso e as temperaturas podem ser negativas. Há registros de precipitações de neve em picos.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Superação e Qualidade de Vida

Nesse  post vamos contar a história real de uma pessoa que é um grande exemplo de superação de vida, saúde e Qualidade de Vida, e que também serve como uma homenagem para todas as mulheres,  nesse  mês que comemoramos o Dia Internacional da Mulheres.

Sua história é de superação e por ser exatamente o que tentamos passar para todos através das nossas publicações ... a melhoria na Qualidade de Vida para todos.

Há um ano ela começou sua trajetória através da corrida,  saiu de uma depressão e de 15kg a mais, e mesmo no começo passando por diversas dificuldades, como cansaço, dores, preconceito das pessoas,  jamais desistiu, foi em frente e dia após dia vem  melhorando seu desempenho, e no final de 2010 pasmem participou da São Silvestre, percorrendo tranquilamente os 21km da prova.

Hoje ela cursa faculdade de Educação Física e seu entusiasmo e intensa alegria de viver e a paixão constante pela corrida são tão grandes que nos contagiou.
São Silvestre - 21 km
Esperamos que esse post sirva também para estimular mais pessoas a praticarem exercícios físicos, alimentação saudável e uma vida de muita alegria.
Qualidade de Vida ... bons pensamentos, vida saudável, cuidados com a  natureza é o que buscamos para nós e procuramos passar a todos que nos acompanham.